Timo Tolkki acusou a banda sueca ECLIPSE de “roubar” uma música de seu projeto pós-STRATOVARIUS, o REVOLUTION RENAISSANCE.

Segundo o guitarrista, a faixa “The Masquerade”, que aparece no último álbum do ECLIPSE, “Paradigm”, é uma cópia da música “Revolution Renaissance” da banda que ele fundou após deixar o STRATOVARIUS em 2008.

“É um roubo da ‘Revolution Renaissance'”, disse Tolkki durante o primeiro episódio do “The Timo Tolkki Podcast”, que pode ser ouvido exclusivamente na rede Rat Salad Review (áudio abaixo). “É a mesma música, cara.”

Ele continuou: “Eu pertenço à [organização alemã de direitos autorais] GEMA, e os alemães são realmente analistas no que diz respeito a violações de direitos autorais. Então eles fazem o caso. E eu estou pedindo, tipo, quinhentos mil euros. Então o Frontiers [gravadora do ECLIPSE, que também já trabalhou com Tolkki] me fodeu bastante. E até as letras são meio diretas para mim … É a minha música, cara. Minhas letras – a minha música. “

Tolkki continuou dizendo que nunca pegou idéias emprestadas de outros artistas sem reconhecê-las abertamente.

“Copiei todas as coisas de HELLOWEEN e RAINBOW, mas sempre lhes dei crédito”, disse ele. “Mas eles nunca fizeram isso.”

As duas músicas, tanto a “The Masquerade” como “Revolution Renaissance” podem ser ouvidas no final desse post.

O REVOLUTION RENAISSANCE lançou três álbuns de estúdio antes de se separar em 2010. Na época, Tolkki disse que “havia se tornado impossível continuar a banda” devido a seus “problemas particulares, à falta de interesse nos shows do REVOLUTION RENAISSANCE pelos promotores e pelo atual situação na indústria da música que afeta tudo, inclusive os orçamentos de produção “.

O sétimo álbum do ECLIPSE, “Paradigm”, foi lançado em outubro. O quarteto melódico de hard rock é o principal veículo musical do prolífico compositor e produtor sueco Erik Martensson, que também compõe metade da NORDIC UNION, um projeto em andamento com o vocalista do PRETTY MAIDS Ronnie Atkins. Além disso, Martensson é um dos três membros principais do supergrupo de rock melódico / AOR W.E.T., que também conta com Jeff Scott Soto (SONS OF APOLLO, TALISMAN) e Robert Sall (WORK OF ART).

Ouça a música original de Timo Tolkki:

Agora, ouça a música do ECLIPSE:

Timo Tolkki em áudio: