Segundo a Xinhuanet, a sensação do rock na Mongólia THE HU, que lançou seu primeiro álbum, “The Gereg”, via Better Noise Music em setembro, e que surpreendentemente tocará no Lollapalooza 2020, será concedida com a Ordem de Genghis Khan, a maior condecoração do país. O presidente da Mongólia Khaltmaa Battulga decidiu pessoalmente conferir a ordem ao HU, anunciou o Gabinete do Presidente da Mongólia.

A ordem é apresentada aos cidadãos mongóis que fizeram grandes contribuições para fortalecer a unidade nacional, estudando profundamente a história e a cultura da Mongólia e familiarizando outros países com a cultura mongol.

O chefe de gabinete do presidente da Mongólia, Zandaakhuu Enkhbold, disse a repórteres: “No Dia Nacional do Orgulho, o presidente concederá a mais alta honra do estado à banda THE HU por promover a cultura mongol no mundo”.

O Dia Nacional do Orgulho é um feriado em homenagem ao 857º aniversário do nascimento de Genghis Khan. A data festiva deste ano cai em 27 de novembro.

THE HU representa a raiz da palavra mongol para ser humano, inspirando o estilo original da banda que chama de “Hunnu Rock”. O grupo se inspira no Hunnu, um antigo império mongol mais conhecido como Os Hunos na cultura ocidental. Sua música está profundamente enraizada em sua cultura antiga, até mesmo integrando velhos gritos de guerra e poesia mongol em suas letras.

O grupo foi fundado em 2016 em Ulaanbaatar, Mongólia, pelo seu produtor Dashka, juntamente com os membros da banda Gala, Jaya, Temka e Enkush. Juntos, eles criam música rock com instrumentação mongol tradicional, como o morin khuur (violino de cabeça de cavalo), tovshuur (violão mongol), tumur khuur (mandíbula), canto gutural da garganta construído em torno dos pilares do rock pesado: guitarras distorcidas, tambores bombásticos e ritmos agressivos. Todos os quatro membros obtiveram diplomas de bacharel ou superior em música clássica e ganharam vários anos de experiência em turnê pela Ásia e pela orla do Pacífico.

Tendo alcançado um sucesso fenomenal com três vídeos que combinados têm mais de 45 milhões de visualizações até o momento – “Wolf Totem”, “Yuve Yuve Yu” e o mais recente, “The Great Chinggis Khaan” – a banda conquistou sucesso viral e conquistou elogios da crítica internacional. Eles também têm um fã famoso, com Elton John tocando-os recentemente e adorando a banda em seu programa de rádio “Rocket Hour” Beats 1. Tocando “Yuve Yuve Yu”, Elton comentou: “Você sabe que eu sou louco por uma banda mongol chamada THE HU – é a melhor coisa nova que já ouvi há muito tempo. Eles usam instrumentos tradicionais da Mongólia … É absolutamente fantástico. “

THE HU é:

Gala: lead throat singer and morin khuur
Enkush: lead morin khuur and throat singer
Jaya: jaw harp, tsuur, flute, and throat singer
Temka: tovshuur