Os fenômenos da Mongólia, THE HU, estão presos na Austrália depois que seu país natal fechou suas fronteiras para países externos. A banda agora está enclausurada em um Airbnb na região de Sydney, tentando economizar dinheiro depois de ser forçada a cancelar dois meses de turnê.

A banda estava no meio de uma turnê pela Austrália quando um mandato nacional proibiu aglomerações públicas de mais de 500 pessoas. Mais recentemente, a Austrália reduziu agora para “encontros não essenciais” para menos de 100 pessoas, enquanto a Mongólia travou todos os voos comerciais até pelo menos 28 de março.

“Eles estão trazendo pessoas que estão presas em aeroportos e outras coisas”, diz o vocalista Gala sobre a possibilidade de chegar em casa mais cedo. “Apesar de terem fechado a fronteira, estão enviando vôos privados para trazer o povo mongol. Nosso produtor estava preso em Istambul, na Turquia, e ele voltou para a Mongólia há dois dias. A Mongólia fechou suas fronteiras até o dia 28, mas estamos conversando com nosso governo e a embaixada da Mongólia na Austrália para tentar chegar à Mongólia antes disso com um vôo privado. A fronteira está fechada, mas há certas exceções. “

Infelizmente, se os Hu puderem retornar à Mongólia mais cedo, serão forçados a passar por quarentena por 14 dias antes de poder ir para casa e ver seus entes queridos.

“Queremos permanecer saudáveis ​​e superar”, disse Gala à Billboard. “Há um ditado mongol: ‘Se seu coração está no lugar certo, tudo ficará bem.’ Acreditamos que vamos superar isso, e depois de toda essa crise, continuaremos de onde paramos e continuaremos. Felizmente, terminaremos nosso segundo álbum “.

“Vamos encarar de uma maneira inteligente e tentar nos manter saudáveis”, diz Jaya, membro do Hu. “A música é poderosa porque, quando você está estressado, seu sistema imunológico fica inoperante e não ajuda com esse tipo de vírus. Ouça uma boa música e seja feliz, tenha cuidado e lave as mãos. Vamos resolver isso mais cedo ou mais tarde. Vamos fazer juntos. “

O álbum de estréia de Hu, The Gereg, tem sido extremamente bem-sucedido desde seu lançamento em 2019, com os singles “Yuve Yuve Yu” e “Wolf Totem” recebendo dezenas de milhões de visualizações no YouTube.