Sunn O)))

Sunn O))) brincou em 2018 que eles estavam trabalhando em um novo álbum com o produtor Steve Albini. Acontece que na verdade era uma espécie de mentira. Sunn O))) estava trabalhando em dois novos álbuns, um intitulado Life Metal, lançado em abril deste ano, e um intitulado Pyroclasts, lançado neste outono. A formação da Life Metal inclui os guitarristas Stephen O’Malley e Greg Anderson, Hildur Guðnadóttir nos vocais, violoncelo elétrico e haldorophone, Tim Midyett no baixo e guitarras, e o compositor Anthony Pateras no órgão de tubos.

Não se sabe nada sobre piroclastos, exceto que será “meditativo”. Aqui está o que a banda tinha a dizer sobre o Life Metal.

Em julho de 2018, o SUNN O))) passou duas semanas em Chicago no Electrical Audio (Studio A) com Steve Albini no leme. Os resultados são surpreendentes: há amplitude e luminosidade de cor, soa vasta. As sessões foram impecavelmente gravadas, autenticamente representadas e completamente precisas. O espectro abriu o firmamento em clareza. Uma técnica totalmente analógica foi usada, eles gravaram e mixaram em fita, fornecendo um portal criativo para o SUNN O))) para evoluir seus métodos de produção em um processo executivo mais forte, confiante, baseado em desempenho e mais lógico. O álbum foi masterizado e as lacas cortadas de fita em outubro pela SUNN O))) aliado Matt Colton na Alchemy em Londres. A versão LP é um álbum AAA, gravado e mixado em fita através de uma produção completamente analógica, desde a entrada dos amplificadores da banda e o ar saindo dos alto-falantes na frente dos microfones até a agulha tocar o vinil prensado no toca-discos.

Continuando uma das principais correntes do conceito SUNN O)), profundidade de exploração dentro da colaboração, trouxe Hildur Guðnadóttir para a constelação Sunn O))). Hildur é um colaborador ao vivo de Sunn O))) e um renomado compositor de música, ex-membro das bandas Múm, Pan Sonic e Angel. Foi colaboradora de longa data do compositor Jóhann Jóhannsson (RIP). Hildur emprestou sua incrível atitude, assim como sua voz, respiração e violoncelo elétrico, e o enigmático haldorofone ao processo, culminando na composição / concerto épico “Novæ”. O cosmos claramente se expande.

Tim Midyett, um amigo íntimo de Greg e Stephen desde os dias de Seattle no início dos anos 90 (e membro do Silkworm, Bottomless Pit e Mint Mile), juntou-se em um papel fundamental ao som da terra com performances perversas no baixo pescoço de alumínio e guitarras de barítono : instrumentos que ele ajudou na criação de pioneiros nos anos 90 (ao lado de Steve e Shellac, é claro). A matéria escura é a realidade.

O novo e prolífico compositor Anthony Pateras arranjou e gravou uma incrível contribuição de órgão de tubos para uma peça intitulada “Troubled Air” (intitulada após um ensaio da autora Aliza Shvarts, que também escreveu as notas para Sunn O))) de Kannon) em Schlosskappelle, Schloss Solitude, Stuttgart. Teoria das cordas do espaço.

O álbum resultante é intitulado Life Metal. É totalmente realizador e completamente real. O registro foi produzido pelo núcleo de Stephen & Greg & organizado pela maior constelação Sunn O))). Pinturas da artista visual Samantha Keely Smith graciosamente adornam e fornecem uma perfeita máscara adequada para o processo. Eles colidem idéias do romantismo do século 19 e do expressionismo abstrato do final do século 20 (misticismo) com a abordagem de Sunn O))) ao metal (via pontos de referência de Arbo, Turner, Delville, Richter, Turrel, Wou-Ki). O fotógrafo Ronald Dick os fotografou em banhos de cor clara representando a profundidade da pressão sonora no trabalho.

Saiba mais sobre Sun O))).

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.