Bem amigos da Rede Metal (sic), mais um ano que promete, bem ou mal, promete!

E depois testarmos esse formato de lista de novidades semanalmente, decidimos – este que vos escreve e somente ele decidiu – que o melhor formato realmente é o de lista mensal, então cá estamos!

Aviso 1: A lista abaixo está ordenada apenas por ordem de data de lançamento.

Aviso 2: Siga a nossa playlist METAL 2021

Aviso 3: Haaaaja coração!


#1 FROZEN SOUL – “Crypt Of Ice”

Gênero: Death Metal
País: EUA
Lançamento: 08/01/2021 (link do álbum)
Selo: Century Media Records

Com um som baseado na velha escola do death metal, a banda vem dentro de um congelador, o que em tempos de verão no ápice não seria má ideia. Apostando na temática fria, luz azul e muita neve, essa banda texana mostra em seu primeiro álbum um death cadenciado, de riffs que se degustam nota à nota. Simples, direto, e totalmente na contramão das bandas atuais de death.


#2 ACCEPT – “Too Mean To Die”

Gênero: Heavy Metal
País: Alemanha
Lançamento: 15/01/2021 <<adiado para 29/01/2021>> (link do álbum)
Selo: Nuclear Blast Records

Um álbum que precisou ser adiado por questões logísticas, mas que chegou como um grandioso pedido de desculpas por seu atraso! É complicado falar desta banda, eles se mantém em um nível elevado de lançamentos há uma década, e apesar dessa constatação ser incansavelmente repetida pelos fãs, é necessária ser feita. Too Mean To Die tem todos os elementos que o Accept é capaz de nos apresentar: faixas dinâmicas; músicas lentas e baladinhas; riffs rápidos; refrões chicletões para acompanhar com aquela mexidinha leve com a cabeça; músicas que funcionarão muito bem ao vivo; e uma faixa instrumental de encerramento bem legal.


#3 RUINS OF ELYSIUN – “Amphitrite”

Gênero: Symphonic Metal
País: Brasil
Lançamento: 15/01/2021 (link do álbum)
Selo: Independente

Experimentar! Essa é a definição para este álbum!

Dentro de um estilo que já tem tudo roteirizado, a começar pelo vocal masculino, a banda brasileira Ruins Of Elysium não apresenta o que esperamos ouvir dentro do symphonic metal, o que é ótimo!

O álbum leva o nome da deusa pagã Amphitrite, e conectados pelo mar, as músicas refletem inspirações de diversas etnias, com belas orquestrações e uma boa dinâmica vocal e instrumental. Particularmente eu não sou fã desse estilo, e se você também não é, ouça músicas como Cathetral of Cascades, The Ocean Is Yemanja’s ou Atlas. Mas se você é fã, aproveite cada faixa.


#4 PAINTED WIVES– “New Medusa”

Gênero: Doom Metal
País: EUA
Lançamento: 15/01/2021 (link do álbum)
Selo: Century Media Records

Texto


#5 ASPHYX – “Necroceros”

Gênero: Death Metal
País: Países Baixos
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Century Media Records

o ASPHYX está finalmente de volta! “Necroceros” marca o 10º álbum de estúdio completo da elite holandesa do Death Doom, seguindo o aclamado lançamento de “Incomig Death” em 2016. “Necroceros” mais uma vez apresenta obras de arte de Axel Hermann e contém dez faixas massivamente pulverizantes.


#6 BRING ME THE HORIZON – “Post Human: Survival Horror” (EP)

Gênero: Alternativo
País: Grã-Bretanha
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Sony Music

O ano de 2021 começa com uma explosão. Os britânicos do BRING ME THE HORIZON, indicados a vários prêmios, lançaram seu novo EP “Post Human: Survival Horror” e apresentam BABY METAL e NOVA TWINS como músicos convidados.


#7 EKTOMORF – “Reborn”

Gênero: Groove Metal
País: Hungria
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Napalm Records

O EKTOMORF retorna às suas raízes musicais e renasce sob o signo do thrash metal após 26 anos de existência. Com sua estreia na Napalm Records, a máquina húngara transporta o gênero para uma era moderna e promissora e se liberta de qualquer escaninho.


#8 HOLY MOTHER – “Face This Burn”

Gênero: Power Metal
País: EUA
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Massacre Records

HOLY MOTHER – a banda em torno dos membros fundadores Mike Tirelli e James Harris – está de volta com seu novo álbum “Face This Burn”! Acima de tudo, este álbum é dedicado à memória de seu querido amigo e ex-baixista Randy Coven, com quem o HOLY MOTHER gravou seis álbuns.


#9 NERVOSA – “Perpetual Chaos”

Gênero: Thrash Metal
País: Brasil
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Napalm Records

O quarteto recém-formado mostra sua habilidade para riffs impetuosamente ferozes e pungentemente afiados e vocais agressivos em 13 faixas massivas. A nova formação – apresentando a guitarrista fundadora Prika Amaral e as novas integrantes Diva Satanica nos vocais, Mia Wallace no baixo e Eleni Nota na bateria – oferece um golpe massivo de thrash combinado com notáveis ataques de death metal. A nova e poderosa formação do NERVOSA adiciona um toque contemporâneo a esta instituição brasileira do metal.


#10 PHANTOM ELITE – “Titanium”

Gênero: Heavy / Prog/ Modern / Metal
País: Brasil / Países Baixos
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Frontiers Records

Phantom Elite é uma banda de metal relativamente nova liderada pela cantora Marina La Torraca (Exit Eden, vocalista ao vivo do Avantasia) e apresenta composições e produção do ex-guitarrista e produtor do After Forever Sander Gommans. Marina e Sander, juntamente com Max van Esch (guitarra) e Joeri Warmerdam (bateria), estão prontos para liberar uma um massivo metal contemporâneo neste novo álbum! Pessoalmente, está no meu Top 3 de Janeiro.


#11 THE DEAD DAISIES – “Holy Ground”

Gênero: Hard Rock
País: Austrália
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Steamhammer

Desde o lançamento de seu primeiro álbum homônimo em 2013, The Dead Daisies tem pulado de um sucesso para o outro. A banda lançou quatro álbuns de estúdio, um ao vivo e um cover até o momento para seu crescente número de seguidores em todo o mundo e recebeu muitos elogios da mídia internacional mesmo em tempos em que o rock era considerado irrevogavelmente morto.


#12 THERION – “Leviathan”

Gênero: Symphonic Metal
País: Suécia
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Nuclear Blast Records

Quando o mentor Christofer Johnsson enfrentou a questão de para onde ir depois que o dramático “Beloved Antichrist” (2018) finalmente cumpriu sua missão musical, sua resposta é “Leviathan” em homenagem a um monstro marinho gigante do mito judaico-cristão que tem raízes na História babilônica: A banda criou um álbum de sucesso gigante – e pela primeira vez na história dos suecos, seus fãs não são convidados a explorar algo novo, mas simplesmente a relaxar e aproveitar o melhor de sua banda!


#13 WARDRUNA – “Kvitravn”

Gênero: Pagan / Folk
País: Noruega
Lançamento: 22/01/2021 (link do álbum)
Selo: Sony Music

Wardruna esculpiu uma paisagem musical rica, polifônica e dramática que honra o passado antigo sem truques, ao mesmo tempo que ilumina a tradição nórdica por meio de uma composição contemporânea intrinsecamente detalhada. Além do gênero, o som deles deve ser verdadeiramente experienciado.


#14 SOEN – “Imperial”

Gênero: Progressive Metal
País: Suécia
Lançamento: 29/01/2021 (link do álbum)
Selo: Silver Lining Music

Este novo álbum continua a jornada única do SOEN através da psique de nossa espécie e o enigma de nossos tempos. Oito canções afiadas e supremamente construídas abrangendo frustração, reflexão e esperança, IMPERIAL é o lançamento mais feroz e dinâmico da banda, que continua a ser profundamente terapêutico para os seguidores dedicados do grupo e para a própria banda.


#15 TRIBULATION – “Where The Gloom Becomes Sound”

Gênero: Dark Metal
País: Suécia
Lançamento: 29/01/2021 (link do álbum)
Selo: Century Media Records

“Where the Gloom Becomes Sound” chega em meio à maior crise da banda, que foi a recente saída do guitarrista Jonathan Húlten, peça fundamental para o funcionamento da banda até então. Porém, a banda vem se reerguendo, já com o posto de guitarrista preenchido e com um grande álbum para promover com clipes e shows online!

Rede Metal no Instagram: