O vocalista do SABATON, Joakim Brodén, confirmou que a banda planeja lançar um próximo álbum, que será o sucessor de “The Last Stand”, lançado em 2016. “Obviamente, vamos começar a fazer esse álbum – bem, nós já começamos na verdade, à compo-lo; composições nunca param para nós “, disse ele à TV War, da Grécia, em uma nova entrevista (veja o vídeo abaixo). “Mas, claro, no ano que vem haverá um álbum. Nós não vamos envelhecer e começar a demorar oito anos para lançar novos álbuns.”

Sobre a espera mais do que o habitual por um novo disco da SABATON, Joakim disse: “A coisa é que a turnê [‘The Last Stand’] nos levou a quase todos os lugares. Antes, nós não tocávamos tanto na América do Sul e América do Norte, e também na Ásia. No passado nós terminávamos a turnê a tempo de fazer um álbum a cada dois anos, agora, como estamos tocando na Austrália, América do Norte, América do Sul e Ásia, infelizmente demora um pouco. Mas, sim, não vamos ser uma banda que lança um álbum a cada oito anos. ”

Perguntado se o SABATON já tem algumas idéias para um possível conceito para o próximo álbum de estúdio, Brodén disse: “Nós temos muitas idéias conceituais, na verdade. O truque é que nunca sabemos o que vamos usar. Quero dizer, nós fizemos isso no passado e dissemos o que estávamos planejando fazer, e então mudamos de ideia no último minuto e as pessoas ficaram desapontadas. Então, eu não estou tentando guardar segredo – temos cerca de 20 ou 30 ideias para trabalhar, mas no final, nós não decidimos até que tenhamos metade das músicas escritas. Nós vemos a linguagem, que tipo de mensagem a música está trazendo. E você não pode realmente cantar sobre guerra futurista se as músicas soarem antigas, é meio importante para nós que a música e as letras se encaixem entre si”.