O músico Roger Waters foi homenageado, na última sexta-feira (2), em Montevidéu, capital do Uruguai, com o título oficial de “visitante ilustre”. Waters esteve na cidade para um show no Estádio Centenário, no último sábado (3). Além da honraria, o ex-Pink Floyd ainda participou de do evento “Palestina e Os Direitos Humanos”, na sede da central sindical nacional.

Roger Waters

Durante a visita ao Uruguai, Roger Waters afirmou ser admirador de José Mujica, presidente do país entre 2010 e 2015 e atual senador. Em seu mandato, Mujica se notabilizou por políticas como a descriminalização do aborto, matrimônio igualitário e legalização da maconha, que repercutiram em âmbito mundial.

“É maravilhoso estar aqui em Montevidéu porque o Uruguai tem muito valor para o resto dos cidadãos do mundo. […] Agradeço a ‘Pepe’ Mujica, entre outros, por ter tido a inteligência e o coração para mostrar que há outros caminhos. Temos que aprender a atuar como uma comunidade global de seres humanos”, afirmou Roger Waters, que ainda elogiou o país por “rechaçar as políticas neoliberais que se espalharam por quase todo o mundo ocidental”.

Na América do Sul, Roger Waters ainda faz shows na Argentina (6 e 10 de novembro), Chile (14 de novembro), Peru (17 de novembro) e Colômbia (21 de novembro). Em seguida, o músico embarca para apresentações na Costa Rica e México.

Antes de tocar no Uruguai, Waters fez uma polêmica turnê pelo Brasil, com oito datas realizadas no mês de outubro. Além de apresentar pautas de política internacionais em seus shows, o músico expôs a hashtag “#EleNão” em seu telão e incluiu o nome de Jair Bolsonaro, eleito presidente no últmio dia 28, em uma lista de políticos “neofascistas”. Vale destacar, ainda, que Waters tem sido bastante vocal em suas posições durante entrevistas concedidas a veículos brasileiros.

Saiba mais sobre ROGER WATERS.

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.