
O PEARL JAM lançou nessa sexta, 27, seu novo disco “Gigaton“, o primeiro desde “Lightning Bolt“, do já longíncuo 2013.
Anteriormente, foram disponibilizadas três faixas como singles promocionais do álbum: “Dance of the Clairvoyants”, “Superblood Wolfmoon” e “Quick Escape”.
Dias antes do lançamento de Gigaton, a banda estava preparando uma turnê norte-americana para divulgar o trabalho, mas com o surto do coronavírus, eles precisaram adiar as datas. Uma audição especial para fãs também aconteceria em teatros ao redor do mundo na quarta, 25, mas, pelo mesmo motivo, o evento foi cancelado.
“Gigaton” será lançado no dia 27 de março e será o 11º álbum de estúdio da banda, sendo o primeiro lançamento desde “Lightning Bolt“, de 2013.
O título “Gigaton” é uma unidade de medida de massa equivalente a um bilhão de toneladas. Na climatologia, é usado para estimar a quantidade de gelo que está derretendo nos pólos, uma quantidade que vem aumentando drasticamente nos últimos vinte anos.
A capa do álbum é uma fotografia tirada pelo fotógrafo do National Geographic, Paul Nicklen, no arquipélago norueguês de Svalbard.

“Fazer este disco foi uma longa jornada. Foi emocionalmente escura e confusa por vezes, mas também um mapa entusiasmante e experimental para uma redenção musical. Colaborar com os meus colegas no Gigaton deu-me uma maior noção, amor e conhecimento da necessidade de conexão humana nestes tempos”,
declara o guitarrista, Mike McCready