É fato que, por questões pandêmicas, houve uma queda na quantidade de lançamentos de álbuns e EPs novos, pois, sem poder promovê-los em shows, muitas bandas preferem postergar para cenários melhores seus materiais inéditos, além é claro, da impossibilidade de muitas dessas bandas terminarem seus trabalhos em um estúdio de música por conta do cenário mundial de quarentena.

Houve também lançamentos cancelados, como a da banda BLUES PILLS.

Mesmo assim, ainda há muita coisa interessante e nova para ser apreciada, como pode ser conferida nessa listagem mensal.

Aviso 1: mais uma vez, a lista abaixo está ordenada apenas por ordem de data de lançamento.

Aviso 2: confira nossa playlist no Spotify, com os singles lançados pelas bandas que promoveram seus novos álbuns:


#1 HAKEN – “Virus”


Gênero: Progressive Metal
País: Grã-Bretanha
Lançamento: 05/06/2020
Selo: Inside Out Music

Sobre:
Desde o lançamento do ‘Vector’ em outubro de 2018, o Haken realizou turnês em todo o mundo, fez shows esgotados na Europa e na América do Norte como apoio a Devin Townsend e também recebeu um prêmio Prog por seu material! Durante todo o tempo, eles trabalharam discretamente e secretamente no álbum seguinte, intitulado ‘Virus’. Os singles deste novo álbum apresentam um prog moderno e bem coeso que agrada os fãs do gênero.


#2 CHAOSFEAR – “Be The Light In Dark Days”


Gênero: Thrash Metal
País: Brasil
Lançamento: 11/06/2020
Selo: Independente

Sobre:
ChaosFear nos entrega um Thrash Metal brasileiro de qualidade e energia, e que também flerta com passagens cadenciadas e sombrias em sua sonoridade. O novo álbum “Be The Light In Dark Days” promete mais uma dose de identidade própria


#3 EXHUMED / GRUESOME – “Twisted Horror”


Gênero: Death Metal / Grindcore
País: EUA
Lançamento: 12/06/2020
Selo: Relapse Records

Sobre:
Nas bandas mais extremas, lançar split albuns (discos com participação de duas bandas) nunca saiu de moda. “Twisted Horror” contém cinco faixas, sendo as três primeiras do Exhumed e as outras duas do Gruesome, que é uma banda mais focada no Death do que no Grind do Exhumed.


#4 BPMD – “American Made”


Gênero: Hard Rock
País: EUA
Lançamento: 12/06/2020
Selo: Napalm Records

Sobre:
Como seria o OVERKILL se fosse uma banda de Hard, ao invés do clássico thrash metal que apresentam? Certamente seria algo próximo do BPMD. Com clássicos totalmente repaginados, Bobby Blitz (vocalista – Overkill) Mike Portnoy (baterista – The Winery Dogs, Sons of Apollo), Mark Menghi (baixista – Metal Allegiance) e Phil Demmel (guitarrista – Vio-lence, ex-Machine Head), surpreendem com a qualidade do material apresentado.


#5 ELECTRIC MOB – “Discharge”


Gênero: Hard Rock
País: Brasil
Lançamento: 12/06/2020
Selo: Frontiers Records

Sobre:
Assinando com o grande selo da Frontiers, a banda brasileira de Hard Rock ELECTRIC MOB está lançando um álbum muito promissor! Os três singles lançados para promover o álbum “Discharge” são energéticos e tem uma pegada hard rock cristalina. Este álbum de estreia chega como um verdadeiro pé na porta, sem cerimônia nenhuma!


#6 HOUSE OF LORDS – “New World New Eyes”


Gênero: Hard Rock
País: EUA
Lançamento: 12/06/2020
Selo: Frontiers Records

Sobre:
Contrastando com a banda anterior da lista, esse é o décimo álbum da HOUSE OF LORDS, que aposta num hard rock mais clássico com refrões com vozes dobradas e backing vocais femininos, uma fórmula que sempre atinge aos fãs mais adeptos ao hard rock.


#7 SHAPE OF WATER – “Great Illusions”


Gênero: Rock / Alternativo
País: Grã-Bretanha
Lançamento: 19/06/2020
Selo: Eclipse Records

Sobre:
O SHAPE OF WATER chega com seu novo álbum “Great Illusions” com mais de seu rock alternativo. Os singles mostrados até aqui se distinguem muito entre si, o single abaixo tem uma pegada mais rock com riff marcante, enquanto os outros são muito mais puxados pro lado indie e elementos modernos.


#8 BEYOND THE BLACK – “Hørizøns”


Gênero: Symphonic Metal
País: Alemanha
Lançamento: 19/06/2020
Selo: Napalm Records

Sobre:
Com sua ascensão estratosférica em muito pouco tempo na gringa, o Beyond The Black conseguiu muitos feitos em seu país natal: Nos últimos quatro anos, a banda conseguiu chegar ao topo do metal sinfônico à velocidade da luz. Agora começa outra etapa em seu caminho sem precedentes: depois de causarem boas impressões em seus shows e programas de TV, estão prontos pra mostrar uma sonoridade ainda mais ligada ao metal moderno em ‘ Hørizøns ‘!


#9 LAMB OF GOD – “Lamb Of God”


Gênero: Metalcore
País: EUA
Lançamento: 19/06/2020
Selo: Nuclear Records

Sobre:
O sucessor de “VII: Sturm Und Drang” promete ser um dos álbuns mais interessantes da banda, além de marcar as primeiras gravações do LAMB OF GOD com Art Cruz, que se juntou à banda em julho passado como substituto do baterista fundador do grupo, Chris Adler, após polêmica saída.


#10 MUSHROOMHEAD – “A Wonderful Life”


Gênero: Nu Metal / Industrial
País: EUA
Lançamento: 19/06/2020
Selo: Napalm Records

Sobre:
Uma das bandas mascaradas mais importantes que se tem por aí, o MUSHROOMHEAD está prestes à lançar seu oitavo álbum, “Wonderful Life”, com mais de 70 minutos de duração e com versões especiais que fazem o álbum chegar a ter 17 faixas, algo bem incomum nos dias atuais. Tal como outra banda mascarada mais famosa, eles também costumam mudar o visual de suas máscaras para acompanhar o conceito visual do disco atual, porém, conseguem manter uma sonoridade diferente, mais próxima ao metal industrial (além da base nu metal), o que se mantém nos singles lançados até agora.


#11 OPERUS – “Score Of Nightmares”


Gênero: Power Metal
País: Canadá
Lançamento: 19/06/2020
Selo: Pride & Joy Music

Sobre:
OPERUS é uma banda canadense de power metal. O álbum “Score of Nightmares” é o segundo completo de sua discografia, e traz um power metal clássico tal como o que era comum nos anos 90 com Rhapsody e companhia.


#12 ASKING ALEXANDRIA – “Like A House On Fire”


Gênero: Metalcore
País: Grã-Bretanha
Lançamento: 26/06/2020
Selo: Sumerian Records

Sobre:
“Like A House On Fire” foi gravado ao longo de 2019 entre uma turnê grande junto ao SHINEDOWN e PAPA ROACH. As sessões intermitentes lhes permitiram aproveitar a energia das turnês, resultando em uma obra de 15 faixas de músicas de rock e cheias de músicas de arena.


#13 CARACH ANGREN – “Franckensteina Strataemontanus”


Gênero: Symphonic Black Metal
País: Holanda
Lançamento: 26/06/2020
Selo: Season of Mist

Sobre:
Os mestres holandeses de horror estão de volta com seu álbum mais extravagante até agora. Em ‘Franckensteina Strataemontanus’, o CARACH ANGREN ressuscita a horrível história da alma perturbada de Conrad Dippel – a inspiração do romance de Mary Shelley, ‘Frankenstein’. Os singles mostram um Black Metal carregado de orquestrações que lembram em muito SEPTICFLESH e influencias mais cadenciadas.


#14 FALCONER – “From A Dying Ember”


Gênero: Power Metal
País: Suécia
Lançamento: 26/06/2020
Selo: Metal Blade Records

Sobre:
Antes de começar a composição para ‘Black Moon Rising’, Falconer tirou um tempo de folga. Stefan Weinerhall decidiu não apressar o processo de escrita, mas sim levar um ano extra apenas para garantir que o material escrito fosse da melhor qualidade. Parte do material anterior foi descartado e reescrito no meio do processo, que pode ser algo positivo na evolução de uma banda (assim esperamos).

Sentiu falta de algum lançamento? Conta pra gente nos comentários, mande um e-mail ou entre em contato pelas redes sociais da Rede Metal!

Lembrando apenas que tentamos ao máximo não incluir nada que seja compilação ou álbuns ao vivo!