Em 24 de julho, a estrela pop estadunidense Taylor Swift lançou seu álbum surpresa, Folklore, e assim que fãs e músicos de metal souberam do lançamento, imediatamente perceberam algo familiar na arte deste álbum, que parece ter sido inspirado no black metal e sua mania de capas em preto e branco no meio da floresta. O curioso fato foi notado até pela lenda do EMPEROR, Ihsahn, que comparou a capa com uma de sua carreira solo (veja mais abaixo).

Fotos em preto e branco de árvores altas e finas em bosques desolados são bastante comuns no black metal, é praticamente um bioma próprio, e para Taylor Swift, parece ser bem propício para um álbum chamado Folklore. A abordagem musical de Swift no disco se afasta da música pop revestida de açúcar e entra em reinos indie mais atmosféricos, o que certamente ajuda a estabelecer mais conexões com a nebulosa capa do álbum.

imagem meramente ilustrativa, que não significam absolutamente nada!

O artista David Thiérrée, cuja arte já adornou dezenas de capas de álbuns de metal, foi responsável por criar a arte do EP Telemark de Ihsahn, o primeiro de dois EPs lançados em 2020, bem como a arte do single “Stridig“, este último destacado em uma comparação lado a lado com o Folclore de Swift, como visto abaixo.

“Bem, pessoal, eu não sou o único a pensar que o novo visual de Taylor Swift é muito Metal… Mesmo muito perto das obras de arte de Ihsahn que eu fiz. Eu poderia ter feito isso por ela, provavelmente por um preço mais barato do que o que ela pagou”.

disse Thiérrée no Instagram

Sua postagem foi compartilhada novamente por Ihsahn, que brincou:

“Então, alguém já viu o novo @taylorswift? Pessoalmente, eu gosto do design”.

Claro que ninguém ou nenhum gênero musical tem a posse de certos temas visuais, mas a comparação na internet é bem precisa e engraçada. Veja as duas capas em melhor definição:

Mais um pouco e seria preciso legendar cada uma das capas para evitar confusão!

Ihsahn e Taylor Swift. Parceria musical pra já!
Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano apreciador de shows, e uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.