Estamos chegando na época do ano que a quantidade de bandas lançando material novo aumenta consideravelmente, por enquanto, nenhuma banda gigantesca lançando nada de novo, mas mesmo assim, tem bastante coisa interessante sendo lançada por bandas menores e até desconhecidas, que é onde geralmente encontramos aquele som novo surpreendente.

Lançamentos Semana #43

Lançamentos Semana #42

Lançamentos Semana #41

E como vale sempre lembrar, a ideia dessa lista é ter alguns lançamentos destacados e vários outros com link no fim do post, pra você que gosta de garimpar. A gente tenta ser abrangente aqui, com discos ao vivo, compilações e absolutamente qualquer lançamento relevante para a cena.


Carcass – “Despicable” (EP)

Gênero: Melodic Death Metal / Death ‘N’ Roll
País: Grã-Bretanha
Selo: Nuclear Blast Records

Ouça “Despicable” no Spotify.

Em suas primeiras amostras de material novo desde 2014, o Carcass está fazendo as coisas um pouco diferente do que uma banda normalmente faria. Normalmente, você obteria um álbum ENTÃO os lados-b. Carcass está preparando um álbum para ser lançado em 2021, e essas são as quatro faixas que não farão parte dele! Então, daqui pra frente, a tendência natural é que faixas ainda melhores sejam lançadas em breve!


Black Stone Cherry – “The Human Condition”

Gênero: Rock / Hard Rock
País: EUA
Selo: Mascot Records

Ouça “The Human Condition” no Spotify.

Se você gosta de um som um pouco mais na superfície, esse álbum é certeiro! Enquanto o mundo despencava na pandemia de COVID-19, os quatro membros do Black Stone Cherry estavam aninhados nas florestas de Kentucky, lutando para completar seu 7º álbum. O registro de 13 faixas resultante é amplamente emotivo e traduz bastante a vibe do momento em que vivemos.


Draconian – “Under A Godless Veil”

Gênero: Gothic / Doom Metal
País: Suécia
Selo: Napalm Records

Ouça “Under A Godless Veil” no Spotify.

O novo álbum completo do Draconian oferece uma mistura cativante de tristeza e vocais contrastantes, que é uma marca registrada da banda. É o segundo trabalho com a vocalista Heike Langhans e sua voz angelical, que contrastam primorosamente com os rosnados emocionantes de Anders Jacobsson. A atmosfera do álbum é definida logo nos primeiros segundoss, e uma sensação deprimente paralisante que não deixa nada além do desejo de imersão total em todo o disco. Under A Godless Veil carrega o legado do doom metal gótico à la My Dying Bride em uma nova década que se abre para o gênero.


John Petrucci – “Terminal Velocity”

Gênero: Instrumental
País: EUA
Selo: Sound Mind Music

Ouça “Terminal Velocity” no Spotify.

Terminal Velocity marca o primeiro álbum solo do guitarrista do Dream Theater em 15 anos, bem como o primeiro pela The Orchard Music em sua gravadora Sound Mind Music. A belíssima capa foi criada por Sean M. Smith da Echo Designlab (Stone Sour, Hollywood Undead, In This Moment). Eu nem precisaria escrever as seguintes palavras, mas é um álbum voltado para os amantes da fritação na guitarra!


Nothing – “The Great Dismal

Gênero: Shoegaze / Post-Metal
País: EUA
Selo: Relapse Records

Ouça “The Great Dismal” no Spotify.

O Nothing lança um álbum a cada dois anos, as vezes pesado, as vezes mais atmosférico, não exatamente dentro do metal, mas dentro de um guarda-chuva nebuloso do shoegaze e post-metal… e até mesmo o indie, por que não?


Nuclear Power Trio – “A Clear And Present Rager” (EP)

Gênero: Instrumental
País: EUA
Selo: Metal Blade

Ouça “A Clear And Present Rager” no Spotify.

Pra encerrar os destaques, eu realmente não conhecia esse trio nuclear antes de ver o vídeo abaixo e… realmente… sem palavras! Musicalmente é um álbum muito técnico, do início ao fim, Putin realmente manda ver no baixo! Bom, quando os músicos tiram a máscara, temos Nick Schendzielos (Cephalic Carnage), Greg Burgess (Allegaeon) e Pete Webber (Havok) por trás das fantasias apocalípticas.


Mais lançamentos:

Autopsy  – Live In Chicago (live) (Death Metal)

Bring The Horizon – Post Human: Survival Horror EP (Metalcore / Alternativo)

Emma Ruth Rundle & Thou – May Our Chambers Be Full (Doom Rock)

Evildead – United $tate$ Of Anarchy (Thrash Metal)

I Prevail – Post Traumatic (Metalcore)

Mr. Bungle – The Raging Wrath Of The Easter Bunny Demo (Thrash Metal)

Puscifer – Existential Reckoning (Rock / Experimental)

Them – Return To Hemmersmoor (Heavy Metal)

War On Women – Wonderful Hell (Rock / Hardcore)

Rede Metal no Instagram: