A banda colombiana Apolo 7, juntamente com o guitarrista e ex-Megadeth Marty Friedman, gravaram um cover da música Eres Tú, famosa canção em espanhol escrita em 1973 por Juan Carlos Calderón e originalmente interpretada pela banda espanhola Mocedades.

Friedman anunciou sua colaboração com a Apolo 7 em um vídeo postado em suas mídias sociais. Segundo ele:

“Eu tenho um anúncio muito, muito legal. Eu fiz uma música que eu sempre quis fazer. É em espanhol. É uma música famosa chamada Eres Tú, e eu sempre quis gravar essa música. Eu queria tocar algo do meu coração para todos os meus fãs que falam espanhol e para todos os fãs por todo o mundo. Vocês têm sido uma parte tão importante e tão maravilhosa da minha vida por tanto tempo, e eu queria muito colocar tudo isso junto em uma música. E eu finalmente tive a chance de fazer isso com meus amigos da Colômbia, chamados de Apolo 7. Eles fizeram um grande arranjo para a música, e cantaram de forma tão fantástica e tocaram muito bem. Confiram. Eles mandaram bem.”

Veja o vídeo oficial da música abaixo:

O último álbum de Marty Friedman até o momento, o Wall of Sound, foi lançado em agosto de 2017 via Prosthetic Records. Produzido pelo próprio Marty Friedman, gravado pelo engenheiro Paul Fig (Ghost, Rush, Alice in Chains) e mixado por Jens Bogren (Opeth, Symphony X, Kreator), entretanto o produtor Mack, conhecido por seu trabalho com o Queen, ajudou com a mixagem de duas músicas do álbum, sendo elas Streetlight e For a Friend. O próprio Marty Friedman comentou que para ele, isso foi uma honra.

Recentemente, Marty Friedman lançou uma versão de sua música Self Pollution, em formato de jam gravada em casa. A música pertence ao álbum Wall of Sound e contou com a ajuda dos parceiros de longa data de Friedman, o baixista Kiyoshi, e o guitarrista Jordan Ziff, além de também contarem com a ajuda de Anup Sastry na bateria. O vídeo foi gravado em Tóquio, Osaka, Phoenix e Baltimore, com cada músico separado em sua própria casa.

Confira o vídeo abaixo:

Em relação a projetos futuros, o tão aguardo documentário sobre Marty Friedman, intitulado Spacefox, está previsto para ser lançado em 2021. O documentário, dirigido por Jeremy Frindel, fundador da Substratum Films, mostrará a mudança e reinvenção de Marty Friedman que, de guitarrista do Megadeth, tornou-se um comediante de televisão no Japão.

Aficionado pela vertente mais melódica do estilo, em especial o Power Metal. Começou a ouvir um som mais pesado no início dos anos 2000, e até hoje tem como hobby conhecer novas bandas que possam integrar sua lista de audição.