A maior e mais prestigiosa cerimônia de premiação no calendário da indústria musical norueguesa, o prêmio Spellemannprisen aconteceu no último 16 de abril, em uma cerimônia virtual, e a lendária banda de black metal Mayhem foi anunciada como a vencedora do Prêmio Honorário do Ano.

Uma declaração Spellemannprisen informou:

“O raciocínio do júri: ícone, lenda, definição de gênero e música de classe mundial. Desde o início da banda em 1984, o Vencedor do Prêmio Honorário do Ano fez música que chocou, arrasou e não menos inspirou. Com seu musical inovador e experimental expressão, eles devem ser considerados os próprios fundadores das origens do subgênero. Eles inspiraram incontáveis ​​artistas de todas as idades e ao redor do mundo desde o início de suas carreiras. Infelizmente, a forte história da banda muitas vezes atrapalhou o talento e a música externa, especialmente para aqueles que não escutariam essa música voluntariamente. Mas a atualidade da banda e sua posição no gênero metal em um nível global mostram que a música em si é sólida como o rock, com clássicos atemporais e lançamentos inovadores no catálogo. A música da banda, tanto no disco quanto no palco, fez a história da música em todo o mundo. Novos documentários, livros e revistas são constantemente feitos sobre o vencedor do Prêmio Honorário do Ano e sobre o gênero que ajudaram a moldar e definir. É quase inevitável o Norwegian Svartmetall sem citar o vencedor do Prêmio Honorário deste ano, também para novos fãs hoje. Só se pode considerar a banda como uma lenda e como uma grandeza da música norueguesa. O prêmio honorário deste ano vai para o Mayhem. “

Ainda durante a premiação, a banda Okkultokrati, de Oslo, ganhou o prêmio na categoria Melhor Álbum de Metal por seu último álbum, “La ilden lyse”.

Rede Metal no Instagram:

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.