Provavelmente o atual maior festival de Heavy Metal do mundo, o anual ‘Hellfest Open Air Festival’, que acontece em Clisson, França, foi mais uma vez cancelado este ano em meio à pandemia COVID-19 em curso. Os organizadores do festival emitiram a seguinte declaração sobre o destino do festival anual de verão na manhã do dia 19 de fevereiro:

“Hellbangers,

Esperávamos o melhor, mas o pior está chegando. As incertezas sobre a situação sanitária e os últimos regulamentos governamentais obrigam-nos a cancelar a edição de 2021 do Hellfest Festival no próximo mês de junho (18, 19 e 20).

Graças ao seu apoio nas últimas semanas, tanto a opinião pública quanto a mídia foram alertadas sobre a situação crítica de nosso setor (como muitos outros). O Governo reagiu rapidamente e organizou encontros com membros do Ministério da Cultura e de outros festivais franceses para explicar a situação e pedir respostas sobre a organização dos festivais de verão.

Em reunião “final” na quinta-feira, dia 18 de fevereiro, o veredicto foi devolvido. Festivais de verão serão permitidos em condições drásticas: 5.000 pessoas sentadas e distanciamento social. Estes requisitos tornam impossível a organização do nosso festival de 2021 e obrigam-nos a adiar mais uma vez a edição de aniversário. Não queremos culpar o governo. Estamos bem cientes de que a situação de saúde exige que todos sejam cautelosos. No entanto, essas medidas são mais ou menos as mesmas do ano passado resultando em um “verão morto” para os festivais e a cultura em geral.

Passou um ano desde o início da epidemia e parece que pouco se fez para o regresso a uma “vida normal” apesar de um maior conhecimento da doença, das vacinas, dos exames … Pedimos respostas… Obviamente, não podemos estar felizes com essas restrições, que vão contra a experiência Rock’n’Roll que queremos oferecer aos nossos festivaleiros. Um festival deve ser um lugar de liberdade, onde as interações sociais e o espírito de celebração não podem ser sacrificados.

Não podemos imaginar o festival Hellfest com 5.000 festivais sorteados entre os 60.000 portadores de passes de 3 dias, sentados e distantes. É uma heresia. Infelizmente, com esta decisão e novos regulamentos, vemos mais uma vez que a estética musical apreciada pelos jovens vai ser duramente atingida no próximo verão.

Ao contrário de outros festivais, fazemos a difícil escolha de não aceitar essas regras excessivamente restritivas. Isso iria contra o próprio DNA do festival. Devemos aos nossos festivaleiros consistência no projecto que pretendemos lhes apresentar e pelo qual concordaram em pagar um preço elevado. Hellfest nasceu do desejo de reunir todos os amantes da música “extrema” em comunhão e em espírito de celebração. Viver com o vírus não deve ser abrir mão do que nos faz felizes.

O futuro do Hellfest está comprometido e, mais uma vez, é a sua confiança e solidariedade que nos ajudará a superar essa tempestade.

Como oferecemos no ano passado, você pode manter seu passe de 3 ou 1 dia adquirido em 2020 em um lugar seguro. Este passe será válido para a edição de 2022, que será realizada nos dias 17, 18 e 19 de junho de 2022. Você não precisa fazer nada, apenas guarde o seu bilhete com segurança.

Ao ficar com o seu ingresso, você apoiará a Hellfest Productions para a preparação de sua futura edição em 2022. Um ano que vai cumprir nosso desejo de viver esses grandes momentos juntos!

Estamos cientes de que nesta crise econômica, este esforço financeiro será muito importante para alguns de vocês. É por isso que uma solução de reembolso também será oferecida. Em breve entraremos em contato com você sobre os termos de reembolso, incluindo os detalhes dos diferentes pacotes de transporte (trem, ônibus, etc.). Até então, você também pode usar o site do nosso parceiro Ticketswap para revender com segurança o seu ingresso para outro frequentador do festival. Você não apenas apoiará o festival, mas fará alguém feliz.

Este duro golpe não nos derrubou e, acredite, precisamos de muito mais para superar nosso desejo de voltar mais fortes. Após dois anos de ausência, estaremos “fisicamente” de volta no próximo ano para oferecer um festival Hellfest que atenderá todas as suas expectativas. Não há dúvida de que será um momento histórico de reencontro de todos os nossos fãs, dos artistas e dos nossos times!

Enquanto isso, já estamos trabalhando em uma maneira de estar lá neste verão. Muitas surpresas (incluindo uma em particular …) são esperadas no próximo mês de junho … fique ligado!

Não poderíamos terminar este novo (sic) anúncio de cancelamento sem pensar em todos os nossos colaboradores, técnicos, voluntários, artistas, empreiteiros, patrocinadores e parceiros que irão sofrer mais um ano com o cancelamento do Hellfest. Não estamos sozinhos nesta tempestade e nossa motivação e desejo de oferecer a você um show digno dessa longa espera estão mais fortes do que nunca.

Fique seguro, fique forte
Hellfest Crew ”

A próxima edição do festival está agendada para 17 a 19 de junho de 2022 em Clisson, França.

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.