Um lyric video para o último single do Ex Deo, “The Philosopher King”, foi disponibilizado abaixo. O tecladista do Fleshgod Apocalypse Francesco Ferrini foi trazido para ampliar a faixa com uma partitura orquestral. Colin Richardson (Slipknot, Machine Head) e Chris Clancy da banda Mutiny Within assumiram as funções de mixagem.

Maurizio Iacono (do Ex Deo, também do Kataklysm) comentou anteriormente:

“Faz três anos desde o lançamento de The Immortal Wars – um álbum que levou o Ex Deo a um novo nível. Dessa vez, não queríamos esperar mais cinco anos para lançar um novo material, então decidimos lançar um novo single chamado “The Philosopher King” enquanto aguardamos o álbum sucessor de The Immortal Wars.

Para esta faixa, pedimos ao nosso irmão, o talentoso Francesco Ferrini, por sua contribuição na trilha orquestral e, além de tudo, essa música marca o retorno de um lendário produtor Colin Richardson (Slipknot, Machine Head, Bullet For My Valentine) que fez um trabalho fantástico com o assistente Chris Clancy (Mutiny Within).

A música é baseada no imperador Marco Aurélio. É uma música que toca comigo pessoalmente, explorando minhas experiências de vida e tribulações. Encontro-me muito próximo dos ideais filosóficos desse homem – alguns que lutei para entender, outros que adotei.

Ele é o autor do famoso livro “Meditações” (agora você conhece a influência por trás do recente álbum do KATAKLYSM). As raízes do estoicismo vêm da ideologia helenística com sede em Atenas e rapidamente chegaram a Roma. É algo que venho aplicando cada vez mais à minha vida nos últimos anos – autocontrole, disciplina e encarar a vida de uma maneira mais construtiva e apreciativa.

Marco Aurélio, enquanto comandava o maior exército do mundo e a sociedade mais avançada dos tempos antigos, era visto como um dos imperadores mais respeitados e prósperos, não apenas economicamente, mas também em triunfos militares e sociais. É uma homenagem a um dos maiores de Roma, o rei filósofo! ”

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.