Eddie Van Halen – o lendário guitarrista e co-fundador do Van Halen – morreu após uma longa batalha contra o câncer na garganta…

Fontes diretamente conectadas ao astro do rock informaram que ele morreu no Hospital St. John em Santa Monica (EUA) nesta terça-feira pela manhã. Sua esposa, Janie, estava ao seu lado, junto com seu filho, Wolfgang, e Alex, irmão e baterista de Eddie.

“Eu não acredito que estou tendo que escrever isso. Edward Lodewijk Van Halen, perdeu a sua longa e árdua batalha contra o câncer hoje de manhã.

Ele foi o melhor pai que eu poderia ter. Todos os momentos que compartilhamos dentro e fora dos palcos foram como um presente.

Meu coração está quebrado e acho que nunca vou me recuperar da sua perda.

Te amo muito, papai!”

Fomos informados nas últimas 72 horas que a batalha constante que Eddie travara contra o câncer na garganta estava chegando ao fim, e saúde já estaria muito debilitada – os médicos descobriram que seu câncer na garganta havia se espalhado para o cérebro, bem como para outros órgãos.

Eddie lutou contra o câncer há mais de uma década. Nossas fontes dizem que ele deu entrada no hospital no ano passado – em novembro passado por problemas intestinais – e recentemente passou por uma rodada de quimioterapia.

Ele esteve voando entre os EUA e a Alemanha por 5 anos para receber tratamento de radiação. Embora tenha fumado ininterruptamente por anos, ele acredita que desenvolveu câncer na garganta por causa de uma palheta de metal que costumava segurar na boca ao longo de 20 anos ao tocar.

Mesmo assim, ele continuou a fazer shows e ensaiar com seu filho, Wolfgang, que – se você não sabe – se tornou o baixista do Van Halen em 2006.

Eddie foi considerado um dos melhores e mais influentes guitarristas de todos os tempos… e fez seu nome pela primeira vez com seu solo em “Eruption” do Van Halen.

Ele formou o grupo de rock clássico em Pasadena em 1972 com seu irmão, Alex, na bateria, Michael Anthony no baixo e David Lee Roth cantando. Eddie foi o principal compositor do álbum de estreia autointitulado em 1978, que lançou o grupo ao estrelato do rock nos anos 80.

Eles continuaram a bombar hit após hit, incluindo “Runnin ‘with the Devil“, “Unchained“, “Hot for Teacher“, “Panama” e “Jump” … e continuaram seu sucesso com Sammy Hagar nos vocais principais depois a saída de Roth em 1985.

Enquanto a banda já havia alcançado o estrelato do hard rock, Eddie se tornou um ícone da cultura pop com o lançamento de “Beat It” de Michael Jackson em 1983, que apresentava o icônico solo do guitarra.

Embora alguns membros do Van Halen tenham mudado, Eddie e Alex eram as constantes na banda, com o aclamado trabalho de Eddie sendo o ponto focal de seu legado.

Van Halen foi introduzido no Rock & Roll Hall of Fame em 2007, e Eddie é amplamente considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

Ele deixa sua esposa Janie e seu filho aos 65 anos!

DESCANSE EM PAZ

Rede Metal no Instagram:

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.