Buscando novas influências e meios de inovar, a banda DARK VALLEY divulga o single e o clipe de “Balada” em duas versões: espanhol e hebraico. Correndo o risco de ser a primeira banda brasileira de metal a gravar naquele idioma, a intenção foi mostrar, segundo a compositora e mezzosoprano Ana Carla De Carli, que é possível cantar metal em outras línguas e soar muito interessante. A letra de “Balada” vem do poema do austríaco Georg Trakl, originalmente escrito em alemão. Durante o processo de composição da música, a linha de voz pedia um idioma mais melodioso. Assim, para a primeira versão do single, a banda buscou a tradução em espanhol do poema, feita por José Luis Reina Palazón.

Assista ao videoclipe de “Balada”:

A versão em hebraico veio junto do conceito de Lilith. No vídeo, Ana Carla De Carli atua como uma representação do lado oculto, da sombra que precisa ser abraçada para que se obtenha liberdade. Os textos mais antigos que mencionam a palavra Lilith são, justamente, em hebraico. A vocalista comenta: “Foi um retorno ao primitivo, ao estado fundamental, ao primeiro arquétipo de todas as sombras: cantar a música em hebraico nos ajuda a submergir aos antepassados que vivem em nós. A tradução foi feita por um grande amigo da banda, natural de Israel, Roi Avidan”.  Ao mesmo tempo em que divulgam “Balada”, o DARK VALLEY prepara o terreno para o lançamento do disco “Tales from Dark Valley”debut que será lançado em dezembro em todas as plataformas digitais. Ao todo, serão lançadas sete faixas, algumas já disponíveis ao públicoA produção e a mixagem são assinadas por Renato Osorio e Benhur Lima, músicos de currículo internacional na cena do metal.

Ouça o single:

Site oficial: https://www.idarkvalley.com

Rede Metal no Instagram:

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.