Algumas fake news não conseguem chegar no Brasil por pura incompetência das empresas reguladoras de telefonia, estou falando das famosas fake news europeias envolvendo o 5G, e já que nosso país não tem até hoje a estrutura e sofre com os embargos das empresas líderes fornecedoras de 4G, os conspiracionistas bitolados (e mal intencionados) perdem um grande arsenal a favor da desinformação.

A informação que as vacinas contra a COVID-19 serão distribuídas por governos mundo afora virou um tópico de longas discussões entre os adeptos das teorias da conspiração. E uma destas novas “evidências” surgiu na Itália, quando um portal compartilhou uma imagem que, supostamente, seria do “circuito do chip 5G” embutido na vacina, que permitiria que cada um dos que se submetessem à vacina pudessem ser rastreados pelo governo.

imagem do suposto circuito do chip 5G

Mas um músico do próprio país, o italiano Mario Fusco, comparou a imagem com a estrutura do pedal Boss Metal Zone MT-2 e, bingo! Ele postou em seu instagram:

“Aqui na Itália as pessoas começaram a compartilhar esta imagem afirmando que ela seria do diagrama do chip 5G inserido na vacina contra a Covid. Na verdade, se trata do circuito elétrico de um pedal de guitarra e eu acredito que colocá-lo na vacina foi uma excelente ideia”

disse Mario no seu post, em tom de piada.

Não é só a pandemia que é uma doença que afeta todo o mundo…

Rede Metal no Instagram:

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.