Um músico de black metal se declarou culpado de incendiar três igrejas em Louisiana. Holden Matthews – o filho do vice-xerife – agora enfrenta entre 10 e 70 anos de prisão pelo crime, que pretendia aumentar sua reputação na cena do black metal.

Durante um período de 10 dias, foram incendiados as igrejas de St. Mary Baptist, Greater Union Baptist e Mount Pleasant Baptist, destruindo completamente cada local de culto. Segundo relatos, Matthews admitiu ter sido inspirado pelas queimadas norueguesas nas igrejas de black metal dos anos 90. O músico também aparentemente postou fotos e vídeos dos dois primeiros incêndios no Facebook.

“O Departamento de Justiça permanecerá inabalável na proteção da liberdade de praticar religião sem a ameaça de discriminação ou violência”, disse o procurador-geral adjunto Eric Dreiband, da Divisão de Direitos Civis. “Matthews admitiu incendiar três igrejas por causa de seu caráter religioso. Sua conduta vergonhosa violou os direitos civis dos paroquianos da igreja e prejudicou suas comunidades”.

“Holden Matthews tomou uma decisão consciente de alvejar e destruir aleatoriamente igrejas dentro de sua própria comunidade. Suas ações atrozes infligiram dor e pesar a essas congregações, bem como a toda a paróquia de St. Landry”, disse o agente especial responsável Bryan Vorndran da Escritório de campo do FBI em Nova Orleans. “Ao longo desta investigação, os homens e mulheres do FBI, ATF, Gabinete do Corpo de Bombeiros do Estado de Louisiana, Gabinete do Xerife da Paróquia de St. Landry, Gabinete do Procurador Distrital da Paróquia de St. Landry, Polícia do Estado de Louisiana, Polícia do Estado da Louisiana, Unidade de Cibercrime do Procurador Geral da Louisiana Jeff Landry e O Gabinete do Marechal de Bombeiros do Estado da Flórida trabalharam incansavelmente para levar Holden Matthews à justiça “.

Matthews foi preso depois que uma lata de combustível foiencontrada no local de um dos incêndios e foi rastreada até seu cartão de crédito.

Segundo um dos amigos do suspeito, Matthews ficou chateado com os pais por não apoiarem seu caminho como músico de metal. O amigo, Nygyl Bryyn, também observou que Matthews ficou desanimado depois de ser sugerido que deveria melhorar a qualidade de suas gravações.

Matthews está programado para ser sentenciado em 22 de maio. Assista a um relatório da ABC News sobre as queimadas das igrejas:

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.