Adam ‘Nergal’ Darski, vocalista da banda polonesa de black metal BEHEMOTH, provocou mais uma polêmica, dessa vez, ao postar duas fotos de uma camiseta do “black metal against Antifa” (“black metal contra antifa”, em tradução livre).

O músico postou essa imagens em seu stories, no Instagram, exaltando o design da camiseta que mostra uma figura apontando uma arma para as costas de uma figura ajoelhada, enquanto as costas da camisa dizem: “kill them, show no mercy, f*ck antifa!” (“mate-os, não mostre misericórdia, f*dam-se os antifa!”, em tradução livre).

A imagem gerou polêmica nas mídias sociais, com Nergal tendo que explicar seus motivos para publicar esse tipo de imagem.

Ele alegou:

“Algumas pessoas ficaram confusas com este post. Bem, quando faço comentários contra o governo, isso não significa que sou anti-polonês. Na verdade, significa que eu amo a Polônia porque me preocupo com isso.

“Quando eu posto alguém vestindo uma camisa anti-antifa, isso não me torna um defensor do nazismo. Estou preocupado com os danos que eles causam na cena. Os ideais são bons, mas a execução deles é totalmente incompetente.

“Aí vem o grande paradoxo: a organização antifascista é a própria fascista. Você concorda ou …?

O que se pode notar é a pouca ou nenhuma relação paradoxal, é muito mais fácil concluir que o músico se utiliza de dissonância cognitiva para amenizar as suas convicções nazi-fascistas de extrema direita.

Não é a primeira vez que Nergal se envolve em polêmica relacionada ao fascismo/nazismo. Em 2016, ele foi criticado quando uma foto dele interpretando um oficial nazista no filme “AmbaSSada” viralizou nas redes. Já no ano passado, ele questionou a verdadeira bondade humana dizendo: “Isso soará controverso, mas aposto que há um Adolf Hitler dentro de cada um de vocês, talvez em uma pequena porcentagem. Somos tudo”.

O BEHEMOTH se apresentará, em show único, no Brasil neste ano. A performance acontece no dia 8 de dezembro, um domingo, no Tropical Butantã.

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.