O vocalista do Behemoth, Nergal, lançou uma campanha de crowdfunding para ajudar artistas poloneses, incluindo ele mesmo, que foram acusados ​​de blasfêmia em seu país de origem. O fundo Ordo Blasfemia ajudará com as taxas de defesa e custas judiciais para aqueles que “ofenderam os sentimentos religiosos”, conforme descrito no parágrafo 196 do Código Penal Polonês.

O conflito mais recente de Nergal com a lei polonesa sobre blasfêmia ocorreu em 2021, devido a uma foto do músico pisando em uma imagem da Virgem Maria, que ele postou nas redes sociais. Anteriormente, Nergal foi levado à Suprema Corte da Polônia por rasgar uma Bíblia no palco.

Na página GoFundMe da Ordo Blasfemia Fund, Nergal diz:

Meu nome é Nergal e sou um artista da Polônia. Por mais de uma década, fui confrontado com inúmeras tentativas de destruir permanentemente minha carreira com base no fato de ter prejudicado “sentimentos religiosos”. Parece absurdo e posso garantir que é.

Muitos artistas poloneses, inclusive eu, foram arrastados para salas de tribunal, às nossas próprias custas significativas, para nos defender contra leis de blasfêmia absurdas feitas por tênues políticos. Sua intenção é censurar qualquer pessoa que não esteja em conformidade com as leis religiosas arcaicas de nosso país. Chegou a hora de os artistas poloneses lutarem – junte-se a nós na Ordo Blasfemia.

Sua doação ajudará a financiar um desafio legal sustentável para esmagar os falsos processos existentes e futuros. Ajude-nos a alcançar a meta para que possamos distribuir para outros artistas que enfrentam seus próprios desafios jurídicos.

Se você não puder doar – obrigado pelo seu apoio. Continue verificando e compartilhando atualizações!

Rede Metal no Instagram:

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.