O fotógrafo J Salmeron foi proibido de comparecer aos futuros shows do ARCH ENEMY após uma discussão com a ex-vocalista e atual manager da banda Angela Gossow.

Após uma de suas fotos da cantora Alissa White-Gluz ser utilizada no Instagram da marca de roupas Thunderball Clothing, Salmeron pediu para ser compensado, porém foi banido por Gossow.

Salmeron contou sobre o ocorrido no Metal Blast e adicionou a correspondência feita por e-mail com Gossow, além de mostrar fotos da publicação no Instagram da marca.

White-Gluz havia publicado a foto tirada por Salmeron em seu Instagram e logo a marca Thunderball Clothing a compartilhou, citando a roupa que a cantora vestia, peças que foram feitas exclusivamente para ela pela loja. Salmeron então mandou uma mensagem à fundadora da Thunderball, Marta Gabriel, e explicou que eles não possuem permissão para utilizar sua foto para fins comerciais.

Alissa
Foto que causou a polêmica.

“Até o momento minha foto já teve 200 curtidas e já foi visualizada por seus dez mil seguidores, além dos fãs que buscaram a hashtag da cantora e encontraram sua publicação. A utilização da minha foto sem minha autorização é uma violação dos direitos autorais.”

O fotógrafo continua o e-mail dizendo que normalmente ele é pago €500 por empresas que gostariam de utilizar sua foto, mas ele diz que poderia esquecer o “problema e pedir apenas uma doação de €100 para a Instituição Holandesa de Câncer”.

Após seu e-mail ter sido encaminhado ao Arch Enemy, Salmeron, que também atua como advogado na Holanda, recebeu uma mensagem dizendo que “todos os patrocinadores e fã clubes da banda têm permissão para utilizar fotos da cantora”, alegando que Thunderball haveria essa permissão.

Salmeron repete que é uma violação dos direitos autorais, visto que a banda não tem permissão para autorizar a utilização de suas fotos e sim o fotógrafo. Ao enviar o e-mail, ele descobriu que estava se correspodendo com Angela Gossow, frontwoman da banda entre os anos 2000 e 2014 e que hoje gerencia o Arch Enemy.

Gossow disse que retirou as fotos de Salmeron de todas as redes sociais e ainda o proibiu de comparecer aos próximos shows da banda. “Eu imagino que você entenda que não é mais bem-vindo para tirar fotos de nenhuma apresentação futura do Arch Enemy. Eu copiei nesse e-mail os representantes da gravadora e o agência de booking, que irá avisar todos os promoters dos shows.

Ela ainda disse que “nenhuma banda gostaria de ter fotógrafos em seus shows que mais tarde irão enviar e-mails ameaçadores para monetizar suas imagens”. Para finalizar o e-mail, Gossow ainda revelou que o Arch Enemy frequentemente doa dinheiro para caridade, mas não fará o que o fotógrafo pediu, pois “eles gostam de doar para quem eles quiserem, quando eles quiserem”.

Ao ser questionada sobre o caso, a vocalista White-Gluz disse que o último e-mail foi respondido por ela, pois estava defendendo sua amiga. Ela ainda confirmou que não irá mais utilizar a foto em questão, mas que ninguém tentou utilizá-la de forma comercial, pois as roupas que usava na foto foram feitas exclusivamente para ela e a Thunderball não as comercializa na loja.

A Loudwire entrou em contato com Gossow para comentários e ela afirmou que a banda irá divulgar um comunicado sobre a situação. Nada foi divulgado até o momento.

Já a marca de roupa Thunderball divulgou em seu Instagram um pedido de desculpas para J Salmeron dizendo que logo que recebeu o primeiro e-mail, Marta Gabriel o encaminhou à banda, pois ela não tem autorização de falar por eles. Ela ainda disse que está disposta a conversar com o fotógrafo e discutir uma forma de compensação pelo transtorno.

Em 2010, uma situação parecida aconteceu também com o Arch Enemy. Após desconfortos com a violação dos seus direitos autorais, Anouk Timmerman foi proibida de fotografar os shows da banda.

Saiba mais sobre ARCH ENEMY.

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.