A banda de Heavy Metal ALIQUID, sediada em São Paulo, está lançando um vídeo da música “Angels Cry”, em homenagem ao saudoso vocalista Andre Matos, falecido em 08 de junho do ano passado. Por conta da pandemia do coronavírus, a banda respeitou a quarentena e fez uma produção totalmente independente, com cada integrante gravando de casa. A mixagem ficou por conta de Ricardo França e a edição do vídeo foi feita pela própria banda. Formada por Lucas Zêni (vocal), Felipe Tiburcio e Nuno Olliveira (guitarras), Emerson Soares (baixo) e Arthur “Patroc” (bateria), a banda explica os motivos de ter escolhido “Angels Cry” para a homenagem: 

“A banda Angra é uma referência mundial do Power Metal e uma das principais influências da Aliquid. Para esta homenagem ao André Matos, escolhemos a faixa “Angels Cry” do primeiro álbum do Angra, de 1993, por ser uma faixa não tão utilizada por bandas que fazem covers. “Angels Cry” é música completa. Em seus quase 7 minutos, ela tem diversos andamentos, harmonias e muita orquestração, que sempre foi característico do estilo do André. Por conta destes elementos musicais, que também estão presentes nas composições da Aliquid, decidimos fazer a nossa versão desta obra prima”.

Com o falecimento de Andre completando um ano, o guitarrista Felipe Tiburcio conta como lidou com a notícia da morte do vocalista: 

“Em tempos de fake news, todos ficamos naquela apreensão esperando que a notícia da morte do André fosse mais uma notícia falsa. Quando veio a confirmação foi aquele sentimento de tristeza e incredulidade. Andre Matos foi um dos melhores vocalistas do mundo e se consagrou muito cedo como um músico completo e extremamente técnico. Como todos os integrantes acompanham o trabalho do André desde o Viper, com certeza no som da Aliquid tem muitas influências do Maestro”.

Assista ao vídeo de “Angels Cry”:

Formada originalmente em 2003, a banda passou por algumas trocas de integrantes e muitos ensaios antes de lançar seu primeiro trabalho, a demo “Aliquid”, em 2009, composta de três faixas. As músicas foram bem recebidas pela crítica, tendo sido elogiados pelo site Whiplash e pela revista Rock Brigade, dentre outros. A proposta da ALIQUID é não se prender especificamente a nenhum subgênero do Metal, mas se utilizar de diversos elementos, fundindo o aspecto melódico com o peso inerente ao estilo, buscando assim um maior grau de intensidade em suas canções. Em 2016, já com novos integrantes, desta vez radicada na cidade de São Paulo, a banda trabalhou no lançamento do single “Solitude”, novamente elogiada entre a mídia e o público. No mesmo ano foram uma das bandas semifinalistas do Manifesto Rock Fest, angariando o apoio e reconhecimento de mais fãs e admiradores. Desde 2016 o grupo tem lançado diversos singles nas plataformas digitais, e atualmente trabalham em seu álbum de estreia, ainda sem previsão de lançamento.

Ouça o single “Home”, no Spotify:

Fã de sludge/stoner/doom e bandas pontuais de várias outras vertentes. Paulistano esperando a volta segura de shows, fã de uma boa competição, seja ela qual for. Aqui na Rede Metal faz curadoria e publicação de conteúdo e toda parte administrativa e estratégica.