O governo australiano está celebrando o 45º aniversário do AC/DC lançando uma nova coleção de moedas.

No espírito do AC/DC e de seu single de sucesso “Thunderstruck”, o Royal Australian Mint (a Casa da Moeda) – uma agência governamental que é a única fornecedora da cunhagem da Austrália – firmou parceria com a Questacon – Centro Nacional de Ciência e Tecnologia para fazer as moedas do AC/DC com um raio de luz artificial.

O experimento foi conduzido na exposição Caged Lightning na Questacon, que produz relâmpagos usando uma bobina de Tesla. Dez peças de 50 centavos, apropriadamente apresentando os famosos logotipos de alta tensão e elementos de design de álbuns do AC/DC, foram “Thunderstruck” com 3.500.000 volts de raio.

“O AC/DC é famoso por sua energia eletrizante. É em sua música, os títulos de algumas de suas músicas, até mesmo suas insígnias”, disse o diretor executivo da Royal Australian Mint, Ross MacDiarmid.

“O Mint achou que uma banda tão icônica merecia moedas de alta voltagem e um lançamento eletrizante para combinar.

“Não tínhamos certeza do efeito que o relâmpago teria nas moedas, mas descobrimos que, como as moedas são excelentes condutores de eletricidade, a marca do raio só é visível sob efeito de magnetismo.”

Dez das 30.000 moedas são do tipo “Thunderstruck” e serão enviadas aleatoriamente a dez clientes que compraram o pacote “AC/DC – 45 Years of Thunder Uncirculated Coin” através da loja online da Mint ou do Contact Center.

As moedas podem ser encomendadas através do site eshop.ramint.gov.au

AC/DC AC/DC